terça-feira, 24 de abril de 2012

Nomes e nomes...


Um dia destes conversava sobre nomes estranhos com uma tia minha e lá para tantas começamos a buscar na internet nomes de pessoas bem estranhos para não dizer bizarros.
Foi uma busca rápida e bem profícua.
Só com a letra “A” achei mais de 100 entre eles Abrilina Décima Nona Caçapava na Piratininga de Almeida, Acheropita Papazone, Adalgamir Marge, Adegesto Pataca, Adoração Arbites e dois com o mesmo prenome: Agrícola Beterraba Areia e Agrícola de Terra Fonseca. Ah, ainda na letra A, não posso deixar de mencionar Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida).
Já na letra “B”, encontrei Bananéia Oliveira de Deus, Bandeirante do Brasil Paulistano, Barrigudinha Seleida e Bende Sande Branquinho Maracajá, entre outros.
Na letra “C”, achei – entre vários, Cantinho da Vila Alencar da Corte Real Sampaio,  Carneiro de Souza e Faro, Caso Raro Yamada, Céu Azul do Sol Poente, Chananeco Vargas da Silva e Chevrolet da Silva Ford.
Na letra “D” achamos Disney Landia Rodriguez Suarez (foto),  Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco, Dignatario da Ordem, Imperial do Cruzeiro, Dilke de La Roque Pinho, Disney Chaplin Milhomem de Souza.
Na “E” temos Esparadrapo Clemente de Sá, Espere em Deus Mateus, Estácio Ponta Fina Amolador e Éter Sulfúrico Amazonino Rios. Isso mesmo, Eter Sulfúrico Amazonino Rios.
No conjunto dos nomes iniciados por “F” pincei Felicidade do Lar Brasileiro, Finólila Piaubilina e Flávio Cavalcante Rei da Televisão.
Já na letra “G”, só havia dois Gigle Catabriga e Graciosa Rodela D'alho
Na letra “H” foram encontrados Himineu Casamenticio das Dores Conjugais, Holofontina Fufucas, Homem Bom da Cunha Souto Maior e Hypotenusa Pereira
Nas letras “I” e “J” temos, entre outros, Ilegível Inilegível, Inocêncio Coitadinho, Isabel Defensora de Jesus, Izabel Rainha de Portugal, Janeiro Fevereiro de Março Abril, João Bispo de Roma e João Cara de José entre outros.
Poderia continuar lista afora, mas vou poupá-los de tanto. Quem desejar saber mais que recorra ao site http://algunsnomesestranhos.blogspot.com.br/. Lá está a relação toda.
Voltemos, portanto, ao tom da crônica. Fico pensando como ficam estas pessoas a quem os pais dão nomes sem pensar como serão no futuro. O que será que passa pela cabeça destes pais. Muitos devem gostar porque não o escondem. É o caso do senhor
Um Dois Três de Oliveira Quatro que morava na cidade de Volta Redonda e sempre se apresentava assim.
Pode parecer para você, para mim, que temos nomes considerados normais, encontrar alguém com um nome assim.
Acho mesmo que pior de ganhar um nome estranho e passá-lo ao filho, colocando no seu final a palavra Junior.
Também conheci pessoas que trocavam estes nomes, chamados estranhos, por outro. Na minha família tive dois casos. Um era de uma tia muito querida que todos chamavam de Maria Helena. Era tia Maria Helena para lá, tia Maria Helena para cá. O marido dela, meu tio Nelson, só a chamava pelo nome ou de Malena. Seus filhos sempre a chamaram de Maria Helena, até que um dia veio à tona a verdade: seu verdadeiro nome era Izaltina.
Outro caso é também de uma tia, também  muito querida, mas que está ai viva e esbanjando saúde que todos chamamos de Niza, embora seu nome seja Aniceta, um nome espanhol, que lhe foi dado por seu pai.
Se você que me lê agora tiver algum nome estranho e não gostou da crônica, me desculpe, mas a minha missão aqui foi apenas fazer o registro. 

Nenhum comentário: