sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feriado religioso para quem?



Acabo de ler uma notícia de que um grupo, não sei de quantas pessoas, pretende entrar na justiça para que seja obrigado a retirada de qualquer imagem que possa estar ligada a uma religião dos prédios públicos porque em nossa Constituição Federal está escrito que somos um país laico.
Quero deixar bem claro que não sou a favor desta medida, muito pelo contrário, embora para mim o meu Jesus, aquele que morreu na cruz pela minha vida e pela sua, não está representado em nenhuma cruz ou imagem. Ele ressuscitou dos mortos e vive presente em mim através do Espírito Santo, que habita em mim e espero em ti.
Mas, como cronista que acho que sou não posso deixar de comentar que não vi nenhum grupo, ONG ou deputado entrando na justiça para acabar com os feriados religiosos. Hoje, escrevo na sexta,  dia 6, considerada santa pela Igreja Católica, foi feriado. No próximo dia 23, teremos aqui no Rio, mas um feriado consagrado, segundo a lei que o criou, a São Jorge, santo da Igreja Católica e venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras como Ogun.
E é aí que quero chegar porque existir esta quantidade de feriados? Pergunte a um comerciante ou mesmo a um comerciário o que representam esta quantidade de feriados.
Hoje me senti vilipendiado nos meus direitos quando quis ir ver um filme no shopping e este estava fechado por ser feriado religioso. Ora, que eu tenho que ver com isso? Porque sou obrigado a cultuar algo que não creio?  Porque um país inteiro para em função de um ato religioso, não bíblico? Até mesmo o Jornal Nacional dedicou um bloco inteiro para isso.
O Brasil já foi o maior país católico depois da Itália, mas hoje a realidade é outra e isso precisa ser revisto.
Quando o presidente Sarney, creio eu, tentou colocar os feriados para caírem apenas nas segundas ou sexta, a Igreja Católica, por quem tenho o maior respeito, criou o maior caso e a lei foi suprimida. Era até melhor que hoje, porque quem trabalha sabe muito bem o que é ter um feriado no meio da semana. Nada rende, a produtividade cai, o empenho não é o mesmo e as emendas, ah! as emendas...
Por isso deixo ai um desafio para estes grupos. Busquem também acabar com os feriados religiosos, com aqueles dedicados a um santo ou a uma entidade. Se fizerem isso já podem contar com meu apoio.
Para encerrar quero deixar bem claro a todos que me lêem que nada tenho contra os católicos que comemoram dentro de sua fé este feriado. É um direito deles, que respeito!

Nenhum comentário: