terça-feira, 10 de abril de 2012

Fumo proibido, Aleluia!


Acabo de ler no site do Jornal do Brasil uma noticia que me deixou ainda mais cheio de esperança de um dia meus netos ou meus bisnetos poderem respirar um ar ainda melhor: um projeto de lei da Câmara Municipal de São Paulo de autoria do vereador Ricardo Teixeira (PV), - nada a ver com o seu homônimo que por anos comandou o futebol no Brasil, que quer banir o fumo de parques, praças e locais públicos ou privados onde haja predominância de atividades físicas esportivas e de lazer, como caminhadas ou passeios.

Se isso acontecer tomara que não fique apenas em São Paulo, mas se espalhe por todo o Brasil. Afinal não tem nada pior do que você que não é fumante, ou ex-fumante como é o meu caso, ir a um lugar e ser incomodado com aquela “fumacinha” mal cheirosa.

Ninguém merece! Afinal se o cigarro fizesse bem não haveria tantas leis restringindo o seu uso. Quer saber sobre os males do cigarro procure um hospital. Vai encontrar uma série de histórias que mostram o que esta droga pode causar na vida das pessoas.

Mas, deixando de lado a questão médica, afinal o que é uma droga que segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, reduz a vida dos fumantes americanos e mata 420.000 americanos por ano? Deve parecer pouca para as autoridades que tremem cada vez que um projeto desse tipo aparece. Afinal se a venda de cigarros cai, caem também os impostos que alimentam o caixa do governo federal.

As nossas autoridades sabem, mas ignoram não se sabe por que (sic) que se proibissem o fumo no Brasil à arrecadação cairia sim, mas as despesas com internações cairiam ainda mais. Eles sabem, mas fingem não saber.

Finalizando, parabéns a este vereador. Que os seus pares se somam a ele nesta luta e que o prefeito de São Paulo, não vete o projeto.

Nenhum comentário: