quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Namorar sem Mentex nem pensar


Na década de 70 um dos points da juventude daquela época era assistir ao filme de domingo que passava no Cine Nove de Abril.
Deixe-me explicar para que todos entendam. Naquele tempo, o Nove de Abril tinha três filmes por semana. Um que passava nas quartas e quintas, outro que era exibido as sextas e sábados e um terceiro, e normalmente a produção mais importante, era apresentada aos domingos, segundas e terças.
Quantos sucessos passaram em suas telas. Vi vários como Dio Come Ti Amo, Dólar Furado, Sheik de Agadir – este tinha três horas de duração, entre outros.
Pois bem para ver estes filmes havia grandes  filas e a juventude preferia sempre a sessão das sete da noite, embora existissem sessões a cada duas horas desde as 13 horas. O cinema lotava e muita gente voltada da porta por falta absoluta de ingresso. Não é como está hoje, apesar de toda luta do Giovanni.
Mas, deixando as lamentações de lado, ir ao Nove de Abril era o grande programa. E os casais de namorados sabiam disso! Cada um tinha praticamente seu lugar certo de sentar para ver o filme e namorar.
Mas, para dar um gosto melhor no namoro havia alguns ingredientes que não podiam faltar além, é claro, do escurinho: a Mentex era um deles. Para quem não sabe Mentex era, e ainda é, uma pastilha com gosto de hortelã e que deixa um bom hálito na boca. Ainda hoje pode ser encontrada por ai, mas naquela época era um furor. Todo namorado comprava, afinal beijar com mau hálito, nem pensar!
Além da Mentex o Nove de Abril vendia na bomboniere um saquinho de amendoim salgado. Ainda hoje está por aí também, embora esta juventude prefira comprar grandes sacos de pipoca, que na minha opinião, só servem para engordar ainda mais e pior, deixar caroços de milho nos dentes.
Pois é, hoje se beija muito mais facilmente que antigamente e não precisa mais do escurinho do cinema para isso. O tempo mudou, mas a história foi vivida e quem passou por ela não a esquece jamais.
Para quem quiser saber da Mentex ela está à venda em bares e farmácias da região. Mudou a embalagem, mas o sabor ainda é o mesmo.

Nenhum comentário: